IFS: uma modalidade terapêutica transformadora

IFS é a sigla para Internal Family System, uma modalidade psicoterapêutica baseada na evidência, que foi inicialmente desenvolvida nos anos 80 por Richard Schwartz (EUA) e que tem sido alvo de progressivo reconhecimento mundial.

Como terapeuta, tenho vindo a utilizar este modelo com resultados muito positivos e duradouros para os meus clientes, nomeadamente em termos de alívio sintomático, maior paz interna e aceitação pessoal. Por essa razão, e de forma a fazer chegar estes benefícios a mais pessoas, decidi escrever alguns artigos explicativos que espero que tragam curiosidade e abertura a quem os lê.

Um dos aspetos mais transformadores desta abordagem será talvez a mudança que provoca no modo como a pessoa passa a ver e a relacionar-se com as suas emoções e pensamentos (e que nesta abordagem compreendemos como “partes”).

O terapeuta oferece suporte numa aproximação curiosa e compassiva da pessoa consigo mesma, nomeadamente com partes suas que suportam grandes pesos, sofrimento ou responsabilidades imensas. Desta forma é criado um clima interno de paz, clareza e colaboração interna.

Com o IFS o cliente vai encontrando em si mesmo a capacidade de se apoiar, de se regular emocionalmente e até, com o acompanhamento atencioso e gentil do terapeuta, de “curar feridas”, muitas vezes antigas, que fizeram com que a pessoa mantivesse crenças sobre si mesmo ou sobre o mundo, sensações ou emoções que podem não ter permitido viver plenamente a vida.

Tal como nos diz o fundador do modelo, Richard Schwartz , “à medida que as nossas partes se sentem mais aceites e menos ameaçadas, elas mudam: logo que as beijamos, os nossos sapos transformam-se em príncipes” (2001) a assim se abre o caminho para a transformação.

Nos próximos artigos vamos procurar explicar melhor como é que tudo isto acontece com este modelo.

Siga o próximo artigo no mês seguinte e veja os exercícios que lhe propomos…

 

 

Artigo escrito por

Joana Gomes  – Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta – Formada em IFS (Nível 3) e EMDR

 

 

 

Referências: Schwartz, R.C. (2001). Introduction to the Internal Family Systems Model. Oak Park. IL: Trailheads Publications

Marque a sua consulta

Preencha o formulário abaixo para marcar a sua consulta. O mesmo será tratado directamente por um dos nossos técnicos, que entrará em contacto consigo para agendar a sua consulta.