A Psiquiatria é uma Especialidade Médica que se encarrega do estudo das doenças mentais com o objetivo de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar as pessoas com doença mental, assegurando a autonomia e a adaptação do indivíduo às condições da sua existência.
A etimologia tem base nos termos gregos psyche (“alma ou espírito”) e iatros (“médico”) ou iatréia (“tratamento”), significando literalmente “a medicina da alma”. O termo “psiquiatria” surge pela primeira vez na Alemanha em 1808 pelo Dr. Johann Christian Reil, que a separa como especialidade distinta da Medicina Geral e da Cirurgia.
Apesar de ser um ramo da Medicina, e dar enfoque aos aspetos médicos da doença mental, a Psiquiatria considera também os seus fatores biológicos, psicológicos, sociais, culturais e antropológicos, com vista a uma compreensão integral da pessoa e do seu sofrimento.
As consultas de Psiquiatria têm o objetivo de restabelecer a saúde mental da pessoa, frequentemente com recurso a tratamentos psicofarmacológicos, mas também recorrendo a estratégias psicoterapêuticas. O objetivo do tratamento psiquiátrico não é apenas curar ou tratar, mas também melhorar a qualidade de vida da pessoa.