As crianças que apresentam um desenvolvimento normal, atingem as diversas etapas numa sequência semelhante. No entanto, quando determinadas etapas não são atingidas na faixa etária esperada ou aconteçam tardiamente, podemos estar perante o comprometimento de algumas áreas como funções cognitivas, linguagem, motricidade, competências socioemocionais ou mesmo perante um atraso global do desenvolvimento. A estimulação em contexto familiar e educacional tornam-se fundamentais para que a criança possa atingir o máximo das suas potencialidades
É certo que, cada criança tem o seu próprio ritmo, no entanto, existem marcos fundamentais neste processo sendo que qualquer desvio temporal acentuado não deve ser ignorado. É importante que pais e profissionais estejam atentos a alguns sinais tais como a aquisição tardia da linguagem ou da marcha, dificuldade em tarefas simples de motricidade, não explorar objetos, dificuldades de socialização, falta de interesse no ambiente que o rodeia entre muitos outros.
A avaliação do desenvolvimento tem como objetivo detetar precocemente qualquer desvio ao normal desenvolvimento da criança permitindo uma intervenção atempada no sentido de minimizar o impacto das dificuldades daí decorrentes.